As origens ainda são incertas e debatidas: alguns dizem que este prato leva o nome dos “carbonai” da Úmbria, ou seja, aqueles que produzem e vendem carvão. Para outros, essa massa foi inventada em Nápoles a partir de Duque Ippolito Cavalcanti, que em 1837 publicou um livro com esta receita. Outros dizem que leva o nome de um grupo de revolucionários (Carbonari) que em 700 lotarem pela liberdade na Itália. Segundo outra hipótese, a história deste prato remonta a 1945 quando as tropas americanas entraram em Roma no final da II Guerra Mundial. Quando eles foram nas “trattorias” romanas para almoçar pediam ovos, bacon e “noodles”, o macarrão típico chinês, ainda muito em voga para os Americanos. Os cozinheiros romanos da época satisfazer os seus pedidos para servir bacon, ovo frito e um prato de espaguete sem molho. Os soldados norte-americanos misturaram criando, sem o conhecimento deles, o ancestral do famoso prato.
Este prato requer como ingredientes originais o “guanciale” e queijo pecorino romano, mas aqui no Brasil nós podemos usar bacon e queijo parmesão.
INGREDIENTES:
500 g de espaguete
200 g de guanciale ou bacon
150 gramas de queijo pecorino romano ou parmesão ralado
5 ovos
Pimenta preta
2 colheres de azeite extra virgem
MODO DE PREPARO:
O processo é simples: cozinha normalmente os espaguetes. Enquanto a massa fica cozida, coloque o azeite em uma panela e quando será quente adicione o guanciale ou bacon que você tem previamente cortados em tiras finas.
Quando a gordura do bacon vai se tornar clara remova do fogo e deixe repousar. Em uma tigela grande,bata os ovos com uma pitada de sal e pimenta. A quantidade certa dos ovos é um ovo por cada pessoa mais uma gema. Em seguida, adicione o pecorino ou parmesão e misture bem.
Quando a massa estiver pronta escorra e despeje na tigela em que você preparou a mistura de ovos e queijo e mexa bem rápido para coagular o ovo. Em seguida, adicione o bacon junto com o seu molho e misture bem.
Despeje em um prato, em seguida, adicione um punhado de queijo e um pouco de pimenta preta.
0 Comments:
Posta un commento