Antes de tudo, eu acho que é melhor explicar, para quem não sabe, como é composto um almoço (ou jantar) italiano.
Obviamente depende de onde você come, que significa que se você come em casa fica de uma forma, mas se vai numa pizzaria ou um restaurante vai ser diferente. Mas vamos ver como é um almoço mais ou menos importantes, tais como um dia de festa em família, ou ir a um bom restaurante para um jantar romântico.
A primeira coisa a dizer é que, para nós italianos, a comida e se sentar à mesa é algo muito importante. A mesa de jantar para nós não é apenas uma peça de mobiliário onde colocar os pratos, mas é um local real, vivo. É um lugar para se reunir e compartilhar com os outros as coisas que gostamos, como boa comida e bom papo. Quando saiamos com os amigos costumamos ir para uma pizzaria e não é incomum fazer negócios importantes em torno de uma mesa de um restaurante.
Outra coisa a considerar é que um almoço italiano é longo. Começa geralmente as 12.30/13.00 e acaba em torno das 16.00/17.00 (estamos falando de um almoço importante). Isso acontece porque os pratos são muitos e precisa de um tempo entre um prato e outro. Então, outras coisas que você precisa esquecer é a pressa de comer, que é usada muito aqui no Brasil.
Mas vamos ver o quais são os pratos de um almoço clássico italiano.
O primeiro prato que chega à mesa é o “antipasto” (entrada). Na Itália, nós usamos usar como antipasto diferentes tipos frios, como queijo, salame e presunto, mas pode muito bem ser uma excelente salada de frutos do mar, um clássico coquetel de camarão ou uma das entradas especiais que só a imaginação pode imaginar.
Após o antipasto é a vez do “primo”. É sempre um prato de massa ou de arroz, que pode ser um simples prato de espaguete com molho de tomate ou pratos mais sofisticados, tais como penas com salmão e aspargos.
E o que acontece depois do primo? Obviamente o segundo, que é um prato de carne ou peixe sempre acompanhado dos legumes, ou uma salada.
Agora, aqui pode acontecer que em alguns almoços importante será servido dois tipos diferentes de segundo (mas também pode acontecer com o primo). Por exemplo, pode servir um prato de carne e depois um de peixe. Neste caso, é muito fácil que no meio dos dois segundos será servido um sorvete de limão, que serve tanto para auxiliar a digestão quanto a eliminar o sabor do prato precedente.
Bem, após o segundo é uma boa ideia servir um pouco de queijo, e na Itália há tantas qualidades que irá satisfazer todos os gostos.
Depois do queijo a fruta, e depois da fruta o doce.
Terminando de comer o doce você vai tomar um café, e geralmente com o café é levado à mesa junto com algumas garrafas de licor.
Outra coisa a se dizer é que na Itália, durante um almoço ou janta, se toma vinho ou agua. Refrigerante não se usa e cerveja é só, ou quase, só com uma pizza.
Nosso almoço (finalmente) acabou, e recapitulando ele fica assim:
1. Aperitivo
2. Entrada
3. Primeiro
4. Segundo
5. Contorno
6. Queijo
7. Fruta
8. Doce
9. Café
10. Licor
0 Comments:
Posta un commento