BACALHAU À VICENTINA

 


Diz-se que o bacalhau foi introduzido em Trivêneto pelos venezianos, tidos como grandes navegadores e que trouxeram todas as novidades gastronômicas para sua terra natal. A versão mais difundida dos fatos afirma que, em 1432, uma expedição sob as ordens do capitão veneziano Pietro Querini foi vítima de um naufrágio na Noruega, na ilha de Røst. Ao voltar para casa, Querini teria trazido o bacalhau, que em Trivêneto ainda é chamado de baccalà. Os venezianos viam no bacalhau uma alternativa atraente aos outros peixes frescos, que eram mais caros e facilmente perecíveis. Nasceu, assim, a tradição de consumir esse prato na região e de acordo com diferentes receitas, dentre as quais o famoso bacalhau ao estilo Vicenza (Baccalà alla vicentina).


A receita é passada de geração em geração e quase todas as famílias aplicam-na com uma ou outra pequena variação. O bacalhau seco deve ser de excelente qualidade. Na região, consideram o melhor o chamado "Spider", que vem das Ilhas Lofoten, na Noruega. O peixe deve ser triturado, depois embebido em água corrente, por três dias, até amolecer. Depois deve ser limpo, enfarinhado e cozido em fogo muito baixo com bastante cebola. O bacalhau deve ser coberto com leite e óleo em quantidades iguais numa panela de barro. O prato deve ser servido sobre uma base de polenta amarela.


INGREDIENTES

1 kg. de bacalhau 

250/300 gr. cebola 

1/2 litro de óleo de azeite de oliva extra virgem 

3 anchovas salgadas 

1/2 litro de leite fresco 

Um pouco de farinha branca 

50 gr. queijo parmesão ralado 

Salsa picada 

Sal e pimenta

 


MODO DE PREPARO

Corte finamente a cebola, frite em uma panela com um copo de azeite de oliva, adicione as anchovas em sal picadas, e adicione a salsa picada. Farinha os pedaços de bacalhau, banha com a preparação do molho, e colocá-las lado a lado em uma panela de alumínio, ou cozido em uma assadeira, cubra o peixe com o resto da mistura, adicionando leite, queijo ralado, sal e pimenta. Combine o óleo para revestir todas as peças no nível. Cozinhe em muito suave durante cerca de quatro horas e meia, passando a panela de vez em quando, em movimentos circulares, sem nunca mexer. Sirva com polenta.

     

    Share:

    0 Comments:

    Posta un commento