Il mio Instagram

header ads

Pizza na Itália


Un altro post da "EU ANDO PELO MUNDO", blog creato dalla bravissima e simpaticissima Juliana Guimarães, una brasiliana che vive a Zoagli, nella bellissima Liguria. Questa volta Juliana parla sulla pizza italiana, molto diversa da quella brasiliana. Non posso fare a meno di condividere in pieno quanto lei ha scritto.

P.S. siccome secondo il sondaggio la "comida"italiana é un argomento che sembra molto interessare, cosí come il turismo, penso di pubblicare prossimamente alcuni post su questo tema.

Pizza na Itália

Falar de Pizza na Itália é um desafio gigantesco. Isso porque o país é conhecido como o inventor desta delícia que alegra nossas noites preguiçosas de sexta, sábado ou  domingo. Ok, há quem viva de pizza todas as noites, mas sabemos que o costume do brasileiro deixa a pizza para o final de semana. E não precisa ser estatístico pra saber, basta uma voltinha pelas pizzarias da sua cidade para constatar isso.

Eu arriscaria a dizer que os brasileiros são tão fanáticos por pizza quanto os italianos, porém com uma diferença: brasileiro ama pizza brasileira. Põe um brasileiro pra falar de pizza na Itália pra você ver o que acontece: [aff, a pizza é murcha, é muito fina, tem muito tomate, não tem tomate, é sem gosto, é forte... ]
Já ouvi tantos [não gostei, prefiro a pizza no Brasil] que  resolvi fazer este post sobre a PIZZA na ITÁLIA!

Nunca comi pizza...
Para apreciar a pizza na Itália você deve esquecer que conhece pizza. Sabendo que esta é uma situação quase impossível,  finja que você nunca comeu pizza antes e que não tem idéia do que se trata uma pizza margherita.  Vai, entra no clima. Esqueceu o que é pizza? Ótimo, vou te explicar!

Números da Pizza
A pizza veio da China. Mas eu ouvi uma frase que resume tudo: "Pode até ter nascido na China. Mas foram os Italianos que a deixaram gostosa". Fato. A pizza ficou famosa na Itália e girou o mundo desde então. Há controvérsias sobre a origem da pizza como conhecemos hoje.  Há quem diga que a pizza só virou pizza ao redor de 1600, outros dizem que foi nos anos 1800. Como este não é um post histórico, digo só uma coisa: há tempos os italianos sabem como preparar sua pizza. A profissão pizzaiolo é mega disputada na Itália, há pizzarias em cada esquina do país e cada italiano come em média 7,6 kg de pizza por ano, ou seja, 38 pizzas inteiras! Eles devem saber como fazer uma pizza, né...

Como é a pizza na Itália?
Quase todas as pizzas são preparadas com uma mistura de farinha de trigo, água, sal e fermento biológico natural. E a farinha pode ser a do tipo 0 ou do tipo 00. [Eu nem sabia que isso existia, mas descobri que a farinha 00 é mais refinada, mais leve, enquanto a 0 é uma farinha um pouco mais densa.]

Ok, qual a diferença?
O tipo de farinha influencia na leveza e no sabor da massa.
Eu, depois de um ano de "pesquisa de mercado" (aham), posso dizer que prefiro a farinha 00! Ela deixa a massa mais adocicada e cheirosa na minha opinião. Mas cada pizzaiolo tem a sua técnica para fazer a melhor pizza e isso divide as opiniões em toda a Itália. Afinal, esta não é bem uma ciência exata, né?

Bom, quando pronta, eles abrem e deixam a massa super fininha, para que ela seja assada em forno à lenha. A pizza ficará com uma borda um pouco mais crocante, enquanto o centro vai misturar com o recheio e ficar mais molinho. NHAM!

Para montar o recheio, o tomate é a base de tudo.
Gente, eles amam tomate, sem exageros. O "pomodoro" é talvez o item mais importante da pizza, e existe um monte de técnica e critério para escolher o tomate certo. O molho de tomate é caseiro também, condimentado com alho e orégano, tudo natural. Eles dizem que quanto mais fresco, melhor o sabor da pizza. De acordo! E claro, depois vem o queijo!!! Hmmmmm!

Agora começa a parte mais interessante, olha isso!

No Brasil estamos acostumados a comer pizza com queijo mussarela, certo? Na Itália também, só que a mussarela deles é outro queijo! Mussarela é o que a gente chama de "mussarela de búfala". E eles fazem essa mussarela com leite de búfala, vaca, cabra...  E ela vai na pizza, assim como outros queijos tipo "fondente".

Já a nossa mussarela não existe na Itália...  Aquele queijo amarelado é uma produção brasileira, o que na minha opinião deveria ter outro nome, pra não causar confusão e valorizar o produto nacional, mas quem sou eu pra mudar o nome do queijo...

Bom em qualquer caso, a mussarela italiana é uma delícia! [Sério! Experimente também pedir uma Salada Caprese na Itália, é esse queijo mussarela (que parece búfala mas é de vaca), tomate cru, azeite de oliva, sal e orégano. É DI-VI-NO]

Dicas de pizza na Itália
Depois vem os demais condimentos que eu adoro experimentar. A minha dica é a pizza 4 stagioni: alcachofra, funghi, azeitona e presunto. Cada um dos recheios vai em um quadrante diferente da pizza, eu adoro, é a minha preferida.

Ah, você é do time que só serve pizza calabresa? Não, ela não existe na Itália. Se quiser algo parecido, peça a pizza de "salami", que será aquela pizza conhecida no Brasil como "peperoni". E saiba que se você pedir uma pizza peperoni na Itália, receberá uma pizza de pimentão.

Pizzarias italianas
Bom, outra coisa que você precisa saber na hora de entrar numa pizzaria italiana: cara não é igual a sabor. Os italianos preferem pequenos lugares, que preservam a tradição. Desconfie de pizzarias gigantes, elas provavelmente são adaptadas ao "turista" e possivelmente serão mais caras. Uma pizza básica italiana custa entre 7 e 10 euros em média. Desconfie se o preço estiver muito mais alto que isso. 

Mais uma coisa: na Itália se pede uma pizza por pessoa. É isso aí, cada um pede a sua pizza. Por ser fininha e leve é possível [acredite, é muito possível] uma pessoa comer uma pizza inteira e sair pronta pro gelato. [Vou falar do gelato em um outro post! Uhuu]

Portanto, vá por mim, entre numa pizzaria pequena, onde ninguém fale inglês  ou outro idioma que não seja italiano ao seu redor, peça a sua pizza preferida e tome um vinho da casa pra acompanhar. Pronto, pode voltar pra casa falando que você amou a pizza italiana. :) 

Mas prometa que você não vai comparar a pizza da Itália com a pizza brasileira, porque é uma injustiça! Prometo que um dia os italianos vão conhecer o catupiry e tudo será diferente!

Posta un commento

0 Commenti