Il mio Instagram

header ads

Onde morar na Itália?



Decidir onde viver não é fácil, porque é o seu futuro, onde você terá que começar uma nova vida. Porem tem alguns conselhos que posso dar.

O primeiro é que depende do seu estilo de vida. Deixe-me dar um exemplo. Vamos imaginar que você é de São Paulo, então você está acostumado a uma cidade grande, com muitas pessoas, vida agitada, muitos locais, baladas etc. É claro que se você fosse morar em uma pequena cidade no meio das montanhas vai imediatamente entrar em depressão. Isto é normal.  Então, neste caso, seria melhor escolher uma cidade grande onde você pode encontrar, mais ou menos, as mesmas coisas que você deixou no Brasil.

Então a primeira coisa a fazer é saber o que é importante para você, que vida você quer fazer. Você não pode ficar sem o calor, o mar e as praias? Então escolha uma cidade perto do mar no sul da Itália.  Quer uma vida mais tranquila?  Neste caso tem um monte cidades no centro da Itália que seriam ótimas para o seu propósito.

Outra coisa muito importante, talvez a coisa mais importante, é onde encontrar um emprego. Você sabe que a Itália está dividida em regiões e cada uma delas é muito diferente umas das outras. Podemos dizer que as regiões do sul da Itália são talvez as mais baratas como custo de vida, mas as possibilidades de trabalho também são menores. Deste ponto de vista, a cidade que oferece mais oportunidades de trabalho é Milão, mas também está entre as mais caras. Viver em Milão, uma cidade na minha opinião entre os melhores e mais bonitas da Itália, certamente vai ter maior possibilidade de encontrar um emprego mais rapidamente, mas o custo de vida é definitivamente mais caro do que em Nápoles ou Palermo, só para dar um exemplo. Além disso, as estruturas, a saúde e tudo o que você precisa na vida cotidiana são melhores no norte da Itália, então isso também vale a pena ter em mente.

Para ajudar vocês nesta escolha difícil, a cada ano a "Universidade La Sapienza de Roma" cria uma lista das melhores e piores cidades da Itália. A classifica de 2019 das melhores cidades foi levando em conta vários fatores, como trabalho, segurança, padrão de vida, meio ambiente, educação e lazer. Então vamos ver o primeiras 10.

  1. Trento, uma cidade em Trentino, na minha opinião uma das regiões mais bonitas da Itália.  E Trento sempre permanece entre as primeiras cidades italianas como qualidade de vida.
  2. Pordenone, no Friuli Venezia Giulia,      
  3. Sondrio, na Lombardia, não muito longe da fronteira suíça
  4. Verbano-Cusio-Ossola, onde eu morava, uma bela região cheia de lagos e montanhas. 
  5. Belluno, em Veneto
  6. Aosta, capital da Vale de Aosta, uma das menores, mas mais belas regiões da Itália.  
  7. Treviso, também em Veneto
  8. Cuneo, uma pequena cidade de 56.000 habitantes quase no centro do Piemonte.  
  9. Udine, outra cidade em Friuli Venezia Giulia
  10. Bolzano, uma bela cidade em Trentino


Como você pode ver todas as cidades são no norte da Itália.  As piores são:

  • 104         Catania, na Sicilia                
  • 105         Nápoles, na Campânia
  • 106         Crotone, na Calábria      
  • 107         Agrigento, também na Sicília.    


Estes, como você pode ver, são todas as cidades no sul da Itália, e isso é exatamente o que estávamos falando no início. O sul da Itália é lindo, há alguns lugares fantásticos, a vida é mais tranquila, menos agitada do que no Norte e as pessoas mais amigáveis, menos frias do que as do Norte. Mas, infelizmente, a qualidade de vida, usamos este termo, não é a melhor.

Então, o que fazer, para onde ir? É difícil dizer. O meu conselho é fazer pesquisa na internet, conversar com aqueles que vivem ou conhecem essa cidade, procurar algum grupo no Facebook, onde você pode ter mais informações. Não tenha pressa. Como eu disse no início estamos falando da sua nova vida, o seu futuro, por isso deve ser planejado com muito cuidado.


Posta un commento

0 Commenti