Il mio Instagram

header ads

JN compara Bolsonaro a Lula e dá lição ao presidente sobre reflorestamento


Che i brasiliani siano arroganti é un dato di fatto. È vero che alcuni di essi soffrono la cosiddetta "sindrome de vira-lata" ma la maggior parte si credono in qualche modo migliori degli altri, e per altri intendo tutto il mondo. Io non sono un fan del Jornal Nacional né di William Bonner, ma ogni tanto qualche cosa sensata la dicono. Lunedí scorso, 19 agosto, il Presidente Jair Bolsonaro é stato paragonato a Lula sulla questione dell'Amazzonia. E in effetti su questo punto hanno diverse cose in comune, tra cui appunto la su citata arroganza, che guarda caso fa rima con ignoranza.

Num tom pouco comum, o "Jornal Nacional" nesta segunda-feira (19) questionou a visão do presidente Jair Bolsonaro sobre política ambiental e mostrou que ele está errado quando se refere ao desmatamento na Alemanha.

Após apresentar uma reportagem que exibiu o efeito de queimadas no Mato Grosso – as maiores nos últimos sete anos – e a falta de recursos para combater os incêndios, o apresentador William Bonner leu um texto didático sobre o assunto. A principal referência foi a uma fala de Bolsonaro, em resposta à decisão do governo alemão de suspender o envio de recursos para proteção ambiental no Brasil.

Bonner primeiro comparou a postura de Bolsonaro à do ex-presidente Lula: "Quando a Alemanha e a Noruega anunciaram a suspensão do envio de recursos para a proteção da floresta amazônica, o presidente Jair Bolsonaro repetiu uma postura que o então presidente Lula adotava quando estrangeiros criticavam a política ambiental do Brasil. Os dois presidentes afirmaram que a Europa destruiu todas as suas florestas e que, por isso, não tem moral para dar conselhos sobre a Amazônia."

Bonner acrescentou: "Mas nos últimos cem anos a Europa enfrentou duas guerras mundiais, o fim do comunismo e viu o surgimento da União Europeia. E apesar de todas essas transformações políticas e econômicas, cientistas afirmam que o continente se tornou mais verde. Hoje, depois de uma política de intenso reflorestamento, quase metade do território europeu é coberto por florestas." 

Em seguida, uma reportagem lembrou: "A (conferência) Rio 92 estabeleceu que cada país tem a sua própria obrigação, mas o meio ambiente é um assunto de todos. Diante de dados alarmantes, governos brasileiros tão diferentes têm pelo menos uma reação em comum: ignorar esse combinado de 27 anos atrás." 

O telejornal resgatou, então, uma fala de Lula, na qual ele diz: "Fico pensando que a Amazônia é que nem aqueles litros de água benta que tem na igreja: todo mundo acha que pode meter o dedo. Nós não podemos permitir que as pessoas tentem ditar as regras do que a gente tem que fazer na Amazônia." E, em seguida, a de Bolsonaro, da semana passada: "Eu queria até mandar recado para a senhora querida Angela Merkel, que suspendeu 80 milhões de dólares pra Amazônia. Pega essa grana e refloreste a Alemanha, tá ok? Lá está precisando muito mais do que aqui".

Posta un commento

0 Commenti