Il mio Instagram

header ads

Como usar a cafeteira italiana


A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, foi inventada em 1933 por Alfonso Bialetti. Não é exagero dizer que a criação revolucionou o modo de preparar o café e foi graças a ela que o espresso se popularizou na Itália.
A moka é feita de alumínio e sua forma mudou muito pouco dos anos de sua criação até hoje. Apesar de manter o formato semelhante ao original, a cafeteira inovou na sua tecnologia para produzir o café e até ganhou versões coloridas.
De 1933 até os anos quarenta, a produção da cafeteira era à mão e fazia sucesso no mercado local. Após isso, com um toquinho de publicidade, a moka ganhou espaço no modo de produzir café na Itália, e foi super importante na história do país.
Mesmo assim, há alguns erros frequentes na forma de usá-la, aponta a barista, que atualmente trabalha com café no Japão. Segundo ela, costuma-se deixar o café ferver na cafeteira e utilizar moagem de pó inapropriado.
• Prestar atenção na hora que a água tiver subindo: quando começar a subir, é hora de retirar a cafeteira do fogo.
• O correto é uma moagem de grau médio para grosso, pois o pó fino impede a passagem da água • Adicionar umas gotinhas de água gelada na parte superior para evitar que o café se torne amargo.
Neste vídeo a minha esposa Bernadete vai mostrar como se usa a moka, mas é tão simples que não tem segredo nenhum. Espero que gostem.


Posta un commento

0 Commenti