Il mio Instagram

header ads

Olha que engraçado!


Olha que engraçado! Você pesquisa na internet assunto de negócios /doces/ brigadeiros e acha um monte de artigos sobre pessoas que ganham muito dinheiro fazendo isso. Vai no Facebook e encontre páginas e páginas de pessoas vendendo bolo de pote e brigadeiros, ganhando muito dinheiro. “ Eu trabalhava no banco mas deixei para vender bolos... eu era publicitaria mas larguei tudo para fazer brigadeiros...” Na rede parece tão simples, mas na vida real é muito diferente.

Eu comecei fazendo bolo de bote. Fiz bolo italianos e brasileiros, todos gostosos. Mas não consegui vender. Motivo? Ninguém queria gasta R$ 5,00 para um bolo recheado. Para a maioria era melhor comprar um sonho que um bolo feito com creme, fruta, chocolate chantilly o algo mais. E tem gente que, sempre segundo a internet, vende bolo por R$ 8,00/10,00 ganhando R$ 3.000,00 por mês! As pessoas nem vendendo por R$ 3,00 comprava.

Então decidi de não fazer mais bolo de pote mas brigadeiros. Todo mundo gosta de brigadeiro, certo? Errado! Aprendi fazer brigadeiro tradicional, beijinho, brigadeiro gourmet e vendia por R$ 1,00 cada. Nada, ainda ninguém comprava porque achava muito caro! Um real é muito para vocês? Eu faço com carinho, uso ingredientes bons, tento de fazer diversas versões de brigadeiro, para os clientes escolher o melhor. Uso uma caixinha para proteger cada brigadeiro, mas tem gente que prefere comprar de uma outra pessoa que não usa esta embalagem, só porque tem um custo menor. Também tem gente que, no lugar de um brigadeiro, prefere comprar um daquele doce de bar, industrializado, só porque custa mais barato. E sempre na internet acho pessoas falando que no primeiro dia vendia 50 brigadeiros, 100 brigadeiros... mas estão brincando comigo?

“Mas Franco, você precisa vender para encomenda, não na rua”. E você acha que eu não queria isso? Quando fiz a minha página do Facebook compartilhei com todos os meus amigos. Mesmo fiz a minha esposa e a sua família, só para dar uma força. Não sei dizer direito, mas foram centenas de compartilhações. Sabe quantas pessoas me pediram de fazer brigadeiros para um evento ou uma festa? Nenhuma! Na verdade um dia encontrei uma mulher querendo isso, mas quando falei que para fazer 100 brigadeiros queria R$ 40,00 ela respondeu “Ah não, é muito caro. A minha amiga (o vizinha, prima o sei lá) faz por R$ 30,00”. Então compra da sua amiga, babaca! Sabe quanto ganho em cada brigadeiro? 20 centavos! Vender por 30 reais quer dizer trabalhar de graça. E ainda assim tem gente falando que ganha muito vendendo brigadeiros. Mentira? Não sei, porem acho isso muito estranho.

Mesmo assim eu não vou desistir, vou continuar fazendo doces, porque gosto disso. Estou aprendendo cada dia mais, estou fazendo cursos para aprender mais ainda, e faço isso porque gosto de tudo o que tem a ver com comida e gastronomia.

O problema é sempre o mesmo:

1) O brasileiro não entende nada de comida.
2) O brasileiro não sabe dar o valor certo nas coisas.


Para a maioria deles o importante é encher a barriga e gastar menos possível. É uma pena, sobretudo para eles. Se acham espertos, mas na verdade são muitos burros. Mas como vocês falam... fazer o que?

Posta un commento

0 Commenti