Il mio Instagram

header ads

Brasil fica em penĂșltimo em ranking de competitividade

O material jornalĂ­stico produzido pelo EstadĂŁo Ă© protegido por lei. Para compartilhar este conteĂșdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-fica-em-penultimo-em-ranking-de-competitividade,1619765O material jornalĂ­stico produzido pelo EstadĂŁo Ă© protegido por lei. Para compartilhar este conteĂșdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-fica-em-penultimo-em-ranking-de-competitividade,1619765

Ma c'Ă© qualcosa, oltre al samba e carnevale, in cui questo paese Ă© forte?

O Brasil aparece entre os Ășltimos paĂ­ses em competitividade para o ambiente de negĂłcio, segundo o estudo Competitividade Brasil 2014, divulgado pela Confederação Nacional da IndĂșstria (CNI). O PaĂ­s supera apenas a Argentina na quarta edição do ranking. "Esta Ă© a quarta edição do estudo e, desde 2012, o Brasil se mantĂ©m na mesma posição na lista que, alĂ©m da Argentina, inclui ColĂŽmbia, MĂ©xico, PolĂŽnia, Turquia, Índia, RĂșssia, África do Sul, Chile, China, Espanha, AustrĂĄlia, Coreia do Sul e CanadĂĄ", registra o documento.


O trabalho revela a posição do Brasil em relação a 14 paĂ­ses nos fatores disponibilidade e custo da mĂŁo de obra e de capital, infraestrutura, peso dos impostos, ambientes macro e microeconĂŽmico, educação e tecnologia e inovação. 

De acordo com a pesquisa, o Brasil Ă© Ășltimo colocado no quesito disponibilidade e custo do capital, seguido pela Índia. "O PaĂ­s tem a mais alta taxa de juros real de curto prazo, de 9,7%5, e o maior spread da taxa de juros, de 19,6%, percentuais cerca de trĂȘs vezes superior ao registrado na ColĂŽmbia", afirma a CNI.

No item "ambiente econĂŽmico", o Brasil caiu da 10ÂȘ para a 12ÂȘ colocação entre 2013 e 2014. O recuo ocorreu em função da piora do quadro econĂŽmico interno e da redução no investimento estrangeiro. "Nos demais paĂ­ses avaliados, o investimento estrangeiro direto aumentou. No MĂ©xico, por exemplo, a taxa passou de 1,08% para 2,80% do PIB", indica o estudo.

O peso dos impostos sobre a atividade econĂŽmica levou o Brasil a ficar na 13ÂȘ posição entre os 15 paĂ­ses pesquisados. Apesar da colocação, o PaĂ­s ultrapassou a Espanha nesse item da pesquisa.


O melhor desempenho do Brasil no ranking de competitividade Ă© em disponibilidade e custo da mĂŁo de obra, com 4Âș lugar, atrĂĄs de MĂ©xico, Chile e ColĂŽmbia. A baixa produtividade do trabalhador Ă© apontada pelo estudo como fator que impede o PaĂ­s de avançar nesse quesito. 

Fonte: EstadĂŁo

Posta un commento

2 Commenti

  1. Ma come non era O pais do futuro? Oltre a questo ormai l'economia e in stagnazione... e pensare che mia moglie mi rompe i coglioni dicendo:" A ItĂ lia esta estagnada"...
    Ultimi in classifica in competitivitĂ ...

    RispondiElimina
  2. Penso che ci sia ancora molta gente col pensare che il Brasile sia ancora "o pais do futuro". A mio parere si Ă© fermato giĂĄ alcuni anni fa.


    E noto che le mogli sono tutte uguali :)

    RispondiElimina