Il mio Instagram

header ads

Cansei de ser brasileiro


Oggi sono pigro, non ho voglia di scrivere. E nemmeno di tradurre. Sarà il classico terribile lunedì, primo giorno della settimana, cosa volete che vi dica… ma questo post de O Mascate merita di leggerlo. Capirlo, anche per chi non conosce il portoghese, non sarà un grande problema.

Gente, não da, não quero mais brincar de ser brasileiro. Estou cansado da pátria de chuteiras.

Cansei do ufano patriotismo safado de dizer que o Brasil é o país do futuro. Que porra de futuro é esse onde uma geração de jovens está sendo tratada como números, onde se passa de ano na escola por atacado, sem merecimento algum, apenas para fazer a contabilidade política na tentativa de alavancar o país no ranking da UNESCO?

Onde jovens são beneficiados em universidades apenas pela cor da pele e não pelo esforço em estudar, mesmo que em condições precárias nas sucateadas escolas públicas da pocilga. Tem muita gente boa chegando a universidade por merecimento e por esforço, gente que acaba caindo por conta de paternalismo de governos populistas que acreditam que dar vaga em cotas é se redmir de quinhentos anos de opressão e descaso com populações inteiras, onde o pobre continua pobre e oprimido. Nunca fizeram nada por esse grupo social, e inventaram de transformar uma legião de semi alfabetizados em doutores.

E para um povo que nunca teve oportunidade de estudar, o que vale é ter um filho dotô, mesmo que ele não consiga emprego em sua área de formação por conta de suas deficiências no ensino básico.

Se começarmos hoje a pensar em educação com seriedade, levaremos uns quarenta anos para atingir níveis satisfatórios de educação e cidadania. País do futuro...sei.

Não vejo futuro para um país onde se premia a vagabundagem em troca de votos para a perpetuação no poder de gente que visivelmente odeia o Brasil. Pois se amassem certamente não permitiriam que se chegasse a tanto em matéria de corrupção e bandalheira.

Somos um povo do salve-se quem puder.

Se o meu problema estiver resolvido, phoda-se o problema do meu vizinho. 

Solidariedade no Brasil, só quando acontecem tragédias onde morram centenas de pessoas, aí o sentimento de brasilidade solidário vem à tona e por algumas semanas o povo se propõe a ajudar o próprio povo. Mas é só. Nada de solidariedade em busca de responsabilizar os políticos que deixaram com que as tragédias acontecessem, afinal isso é posicionamento político, e o brasileiro médio seja ele analfabeto ou doutor em alguma coisa, sempre pensa em acender uma vela para Deus e outra para o Diabo, pois ele nunca sabe quem vai estar no poder no dia em que precisar de um favorzinho do estado ou do tão sonhado emprego público, seja concursado ou pelo famigerado "QI".

E em vez da população sair em busca de um país melhor, se cala, e na época de eleição se propõe a fazer trabalho eleitoral para aquele vereador safado que deveria estar na cadeia por maracutaias fraudes ou superfaturamentos, mas na verdade consegue os votos dos iludidos de sempre à espera de um carguinho na prefeitura. O eleitor não se posiciona sempre esperando o momento de conseguir alguma regalia ou colocação.

O Brasil é o país do futuro? Pode ser, nosso território é do futuro, temos água em abundância, temos extensão territorial para plantar alimentos para o mundo, temos riquezas, temos petróleo, mas não temos um povo educado e cidadão.

No futuro e na globalização, os educados e cidadãos irão dominar os burros e ufano patriotas. Não existirá direita e esquerda, mas sim os dominadores e os oprimidos.
Ou alguém ainda acha que o Brasil é festejado pelo mundo porque? O planeta sabe da malemolência, da indigência e da indolência de um povo rico naturalmente, mas pobre sócio-espirito-cultural.
Temos que cuidar melhor de nossos jovens para que no futuro eles não sejam subjugados pelas nações mais avançadas que virão em busca de nossa água e alimentos.

E o país que quer uma comissão da verdade para resgatar a revanche dos que perderam a revolução de um grupo que usavam as palavras burguesia e imperialismo para doutrinar os mais abestados, vai continuar ajoelhado diante dos poderosos como colonizados e escravizados.
Cansei de ver uma classe política que deveria preservar os interesses do país, lutando feito lobos famintos por uma carcaça podre.

Roubam, enganam, desviam, assaltam, superfaturam, fazem o máximo que podem para enriquecer, não existe ideologia séria, existe o tudo pelo poder com fins de enriquecerem, Lenin, Marx, Gramsci, Fidel, capitalismo, direita, esquerda são apenas  fumaça para desviar a atenção para a bandalheira e meios de justificar a safadeza em nome de ideologias. Que na verdade a única que é válida é o dinheiro pelo dinheiro e o poder pelo dinheiro.

Estou cansado de olhar a televisão e ver um bando de engravatados no congresso apontando os sujos dedos para um companheiro caído, pego com a boca na botija, como se os que o acusam fossem os arautos da ética e da moralidade. Hipocritas!!!

São tão bandidos quanto aquele que acusam, mas aproveitam o momento para passar o atestado de idoniedade para eleitor otário que acredita em Papai Noel.

Estou cansado de ouvir que somos a sexta economia do mundo, e quando olho para o povo mais humilde vejo a falta de perpectiva em dias melhores, um futuro incerto sem educação e sem saúde. Mas todos com celular na mão e TV de "prasma" no barraco.

Estou cansado de ouvir dizer que a seca no Nordeste é a maior dos últimos quarenta anos, e os governos despejando bilhões de reais há décadas para não resolver porra nenhuma. O povo continua oprimido e com sede e fome, mas com o título de eleitor em dia.

Estou cansado de ver um povo que só sabe falar em futebol. que enche estádios a cada jogo que vibra com amor ao time de fazer inveja aos patriotas que amam o Brasil mas, infelizmente são tão poucos que não conseguem mudar nada, nem pelo voto e muito menos pelo posicionamento político.

Vamos cair na real?

Se começarmos a mexer a bunda ainda que hoje, não existe uma mínima chance de vermos nossos tataranetos vivendo em um país digno com educação e qualidade de vida compatíveis com a sexta economia do mundo.

Toda essa conversa de ranking econômico, de ultrapassarmos a Inglaterra e estarmos nos aproximando do Japão, não resultam em porra nenhuma para a população. Essas colocações são apenas usadas para fazer política vagabunda onde se prega um avanço economico em um país de TERCEIRO MUNDO, apesar desse termo ter deixado de existir, ao menos para classificação mundial das nações.

Estou cansado de ver os superiores tribunais do país fazendo julgamentos de bandoleiros aliados ao que há de pior na política Tuipiniquim e invariavelmente os mesmos sempre se livram das garras da justiça por apadrinhamento, por incompetência, ou mesmo por má fé de juízes que julgam apenas o legal, mas jamais o moral. E nossas leis são imorais demais para serem minimamente legais.

Estou cansado de ver a nulidade e o vazio darem o tom para uma sociedade que é medida pelo carro que possui, pelo celular que carrega, ou mesmo pelas marcas em suas vestes.

O Brasil do TER enterrou o Brasil do SER.

E a cada jornal que leio, a cada noticiário que assisto, a cada blog que acompanho, percebo ainda mais que os que lutam por um Brasil melhor estão perdendo um tempo incrível, onde deveriam tocar o PHODA-SE e se alienar para ser feliz.

Cansei de tentar passar aos meus filhos educação e diretrizes de vida digna, onde a honestidade e a educação, o trabalho, respeito as leis e ao próximo são as molas propulsoras para uma vida melhor.

E quando eles olham para a TV e vêem o que está acontecendo nos corredores e bastidores da política, onde a malandragem a roubalheira e a vagabundagem são o caminho para o sucesso.
Onde estudar não está com nada desde que você seja cotista.

Onde estar em uma universidade pública não é sinônimo de estudar com seriedade, afinal fumar maconha é muito mais legal do que aprender.

Quando eles olham para o frente e tudo aquilo que eu cansei de ensinar é justamente o oposto que se prega na sociedade para "ser feliz", eles na imaturidade da juventude e na falta de experiência de vida ficam confusos e desanimados.

E eu percebo que eles não estão nem aí para o Brasil, quando os três chegam para mim e dizem: "Pai, em quem você vai votar?"

E quando respondo em ninguém, eles dizem, então vamos votar em ninguém também.

Eu, na idade deles, tinha meus ideais políticos e planos para o futuro, eles estão alienados por uma sociedade de consumo, onde o jovem é proíbido de pensar em política. O jovem tem a obrigação de ser feliz.

E percebo que isso é o resultado da minha geração que estragou a geração deles, onde nos desdobramos em dar o máximo possível para que eles garantissem o futuro, e deixamos de tomar conta de nosso próprio futuro. E sem o nosso futuro definido, o deles é ainda mais incerto.

E no país em que celebridade é um mediocrezinho jogador de bola que mal sabe escrever o próprio nome, onde um ex presidente se ufanava em ser semi analfabeto, onde a ética e a honestidade, o merecimento e o esforço perdem a vez para a burra brasilidade da lei de Gerson. Eu cansei de ser brasileiro.

fonte : O Mascate

Posta un commento

9 Commenti

  1. Buon per te che non lo hai tradotto, e quindi gai lasciato chiaro che non sei l'autore del testo. Ti sei salvato da una enormità di assalti all'arma bianca.

    Ma in realtà O Mascate è abbastanza riduttivo, perché il Mondo non è diverso. E vero che alcuni paesi come Brasile, India, Russia solo per citare quelli più evoluti, vivono situazioni come quella descritta da O Mascate, ma è vero anche, che pur in misura ridotta, quasi tutti i paesi vivono le stesse situazioni.

    Chissà?? Magari in qualche pianeta della costellazione di Orione la vita sarà migliore, onesta, giusta. Troppo lontano per raggiungerlo, ma è bello pensare che nell'Universo esiste un piccolo angolino dove tutto è perfetto.

    RispondiElimina
  2. mi potete fare un sunto di quanto scritto sopra??? :D

    RispondiElimina
  3. Nossa, labo USA, ma di portoghese sei zero km. Benché dovrebbe essere una fatica di Franco, ma poiché a Franco chiederò un favore, partiamo con il nome "O Mascate, con questo nome di definiscono, in Brasile, i venditori porta a porta, chiamati anche di "turchi delle rate" ossia dei pagamenti rateali. Questa versione ha fatto fare una figura di merda a Lula quando, a spese dei contribuenti è andato in Turcha, li ubriaco fradicio ha iniziato a dire le sue scempiaggini che hanno lasciato esterrefatti gli ascoltatori turchi.

    Il motto della persona che si firma "O Mascate è "se è onesto non è politico, se è politico non è onesto"

    Mascate è stato anche il termine dispregiativo che anticamente i portoghesi di Olinda davano ai portoghesi di Recife, da dove si originò il nome di "Guerra dos Mascates", che iniziò nel 1710 in Pernambuco, ad opera degli occupanti olandesi che invidiosi della prosperità raggiunta dai portoghesi .

    RispondiElimina
  4. Il testo occorre spiegare che non è scritto in portoghese corretto, ma con giri di parole, modi di dire, invenzioni sintattiche che rendono il testo oltremodo divertente.

    Questo "Mascate" in pratica si è stancato di essere brasiliano, di sentir definire che il Brasile è il paese del futuro.
    E stanco di vedere che il paese spinge per salire nella classifica dell'Unesco, e per questo promuove, tanto per far numero, una montagna di ignoranti, e dove all'università si accede grazie al colore della pelle, e via di questo passo.

    Ovviamente se il testo fosse scritto in portoghese corretto chiunque potrebbe intendere il testo.

    Il testo è troppo vasto per tradurlo in questa sede, magari in un giorno di buona volontà il Franco farà questo sforzo.

    RispondiElimina
  5. Puxa... speravo che questo lavoro lo facessi te, Giancarlo, anche perchè, come hai fatto notare, non è in portoghese "puro" e molti termini per me sono ancora difficili :)

    Ma vedrò cosa posso fare.

    RispondiElimina
  6. Io l'averi fatto volentieri, ma con la cronica mancanza di corrente (e gli eco-terroristi non vogliono costruire nuove centrali), la linea internet che non supera i 250Kbyte mentre viene venduta come una super-internet da 1Mbyte, linea che spesso cade, a volt per giorni interi, oggi ho inserito solo un pezzo di curiosità Favelas-Rio-Coppa-Biloslavo.

    Solo per entrare in un portale a leggere le notizie recenti mi nascono delle radici ai piedi.

    Una persona mi ha scritto chiedendomi qualche servizio sullo sciopero dei pompieri di Rio, avevo pensato di chiederti notizie in merito, ma poi ho lasciato perdere.

    Per il portoghese puoi usare questi, per intanto
    http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx
    http://www.conjuga-me.net/

    sono di grande aiuto abbinati al potente http://translate.google.it/ che non è perfetto ma ti fornisce le idee di base del testo da tradurre.

    Giusto per farmi un poco di pubblicità leggete il Mosta, ossia l'Italia e il Brasile visti da un non allineato, politicamente agnostico, fortemente libertario e incredibilmente convinto che il mondo possa migliorare.

    RispondiElimina
  7. Nel testo che andrai a tradurre incontrerai la parola Tuipiniquim, scritta in modo errato, quello giusto è Tupiniquim (singolare) Tupiniquins (plurale).

    Il termine è usato per indicare il popolo brasiliano. Un giorno, forse, lo spiego meglio.

    RispondiElimina
  8. Quais os termos do texto vocês estão com dificuldade?
    Diga os termos aqui, que eu tento achar uma equivalência no italiano ou explico o contexto e vocês acham a resposta.
    Fabio A. Machado.

    RispondiElimina
  9. FRANCAMENTE ESSE FOI O MEU DESABAFO ACHEI ATÉ QUE ERA EU FALANDO, ALGUÉM ALÉM DE MIM PENSA COMO EU. TAMBÉM ESTOU FARTA DESSE PAÍS LINDO, GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, MAS QUE NÃO PODE MAIS ESPELHAR ESSA GRANDEZA POIS ELA SE TRANSFORMOU EM, UMA MAR DE BARBARIES, VIVIDAS PELOS MAIS HUMILDES, OS VERDADEIROS "BRAVA GENTE BRASILEIRA" OS QUE SÃO FORÇADOS PELO SISTEMA A SENTIR PRAZER EM METER A CARA NA BEBIDA E PENSAR QUE ESTA FAZENDO GRANDE COISA, QUANDO ESTA SOMENTE SOBREVIVENDO EMBRIAGADAMENTE A ESSE MASSACRE SILENCIOSO, E O QUE LHES RESTA, SEM INFORMAÇÃO, SEM IDEAIS, SEM ASPIRAÇÕES DE FUTURO??? RESTA O PÃO E CIRCO, QUE ATUALMENTE É PRATICADO PELO PAGODINHO COM CERVEJINHA E UMA PARTIDA DE FUTEBOL........ EU FRANCAMENTE DESISTO TAMBÉM.......

    RispondiElimina